investimentos em moedas antigas | brasil moedas

 

Dois tipos de investimentos em moedas

Um é investir em moedas de peso, ou seja, as que tem somente o valor do metal (ouro, platina ou prata). Esses metais são considerados commodities no mercado financeiro, e o ouro, a platina e a prata tem um histórico de valorização sempre favoráveis a médio e longo prazo. Independente de ser compradas por peso, preze sempre por escolher moedas em melhor estado de conservação.

Outro é investir em moedas de valor de coleção, ou seja; quando o valor da moeda é maior do que seu valor intrínseco, seja ele facial ou do metal em que foi cunhado.

 

Como o investimento em moedas e cédulas de coleção pode ser rentável?

O colecionismo de moedas e cédulas antigas não é diretamente influenciado pela instabilidade do mercado financeiro.

Liquidez: Você pode vender sua coleção tanto para um comerciante de sua confiança, como em leilões especializados, com certa facilidade. Diferente da maioria dos hobbies e coleções, o investimento em numismática costuma ser mais rentável.

No site do Itaú Cultural na parte de numismática, podemos observar a seguinte frase:

“ Ciência documental e testemunho histórico por um lado, lazer cultural e colecionismo por outro, a numismática é também investimento e reserva de valor quando observada pelo seu lado mais comercial, distinguindo-se, entretanto, de outros investimentos em arte e cultura por sua liquidez privilegiada.”

 

Como iniciar uma coleção se eu conheço pouco sobre o assunto?

Comece dedicando tempo em pesquisa numismática para que seu conhecimento o ajude na hora de tomar decisões. É importante lembrar que uma coleção não pode ser montada em um período curto. Paciência e discernimento são necessários.

Manutenção: O custo de manutenção de moedas e cédulas antigas é praticamente zero. No caso das moedas você deve basicamente mantê-las em envelopes de papel, capsulas e envelopes de poliéster, próprios b este fim e em lugar seco. Existem também gaveteiros forrados de tecido específico para o armazenamento. Quanto as cédulas, mantê-las em envelopes de poliéster, individualmente, próprios para este fim. Podemos também armazenar em envelopes plásticos, pois os de poliéster são difíceis de encontrar no mercado, que tenham uma cartolina por dentro junto com a cédula para ajudar a reter uma possível umidade. É importante você apreciar sua coleção uma vez por mês para que ela não acumule umidade e venha a oxidar as moedas e manchar as cédulas.

Vantagem:Moedas e Cédulas são de fácil armazenamento e não ocupam muito espaço.

Estado de conservação: Importante também é saber que há uma grande diferença entre uma moeda FC (flor de cunho) e a mesma moeda MBC (muito bem conservada). O preço da MBC cai bruscamente em relação a FC, porque para uma peça ter atravessado séculos sem um arranhão, merece o aumento do seu valor. O mesmo se aplica para cédulas. Uma cédula sem nehuma dobra ou mancha, ou seja, FE (flor de estampa), merece o aumento de seu valor.

Da mesma forma que você pode fazer uma coleção com peças MBC que vale X, você pode fazer uma coleção FC ou FE (que é muito dificil de ser feita) que vale XXX ou mais. Depende do seu gosto, ou do que cabe no seu bolso.

Formas de Pagamento

Compra segura na Brasil Moedas
com o one step checkout

Fale Conosco
Os e-mails serão respondidos
de segunda a sexta das 9h às 17h

Compre com segurança
Certificado por Comodo Secure

    • A brasilmoedas.com.br e a brasilmoedasleiloes.com.br, são nossos
      únicos veículos para adquirir moedas
      e cédulas de coleção.

    • Não possuimos loja física e não
      trabalhamos com terceiros.

    • A brasilmoedas.com.br esta no mercado desde 2011
      João Paulo Z. Ferreira é o fundador,
      proprietário e único representante do site brasilmoedas.com.br

    • A Brasil Moedas Numismática é uma marca
      registrada e deferida INPI(Instituto
      Nacional da Propriedade Industrial),
      desde 03 de junho de 2014.